Comunicado Importante: fim de produção do Scanner II Plus
– 05/08/2015
A Raven comunica que, a partir desta data, o Scanner II Plus (108610), aparelho para diagnóstico de eletrônica embarcada automotiva, não será mais fabricado em função da escassez de alguns componentes eletrônicos.
A atualização do Scanner II para a versão Scanner Plus, ou seja, aquela apta ao diagnóstico de alguns sistemas padrão Rede CAN Plus (bloco 46), entretanto, continuará a ser oferecida por mais 12 meses, mediante prévio e obrigatório agendamento através do e-mail: suporte@ravenscanner.com.br.
O agendamento é indispensável para abreviarmos ao máximo o tempo que o aparelho ficará na fábrica.
Ao investir na atualização do Scanner II para sua versão Plus, porém, o consumidor estará ciente que somente até dezembro de 2016 alguns novos programas de comunicação serão acrescentados aos blocos 01 a 46, conforme viabilidade técnica.
Alguns veículos atuais, portanto, não poderão jamais ser diagnosticados com o Scanner II ou sua versão Plus, devendo o consumidor avaliar, se ainda prefere atualizar o Scanner II ou se já deve partir para a aquisição da nova plataforma (Scanner III).
A partir de janeiro de 2017, novos programas de comunicação serão criados e disponibilizados apenas para o Scanner III.
Destacamos que a linguagem de programação usada no Scanner II e sua versão Plus é totalmente diferente da usada no Scanner III. Restrições técnicas e financeiras nos impedem de manter ambas, simultaneamente, em linha de programação e produção.
Por último, comunicamos que continuaremos a oferecer assistência técnica (reparos) para o Scanner II e o Scanner Plus em nossa fábrica, pois mantemos estoque de segurança dos componentes antigos, muito difíceis de serem encontrados atualmente.
O ciclo de vida de componentes eletrônicos é bastante imprevisível. Alguns saem de linha em curto espaço de tempo, seja por falta de demanda ou, o que é mais comum, por rápida obsolescência, quando são substituídos por novas tecnologias mais funcionais ou de produção mais econômica.
O projeto do Scanner II é de 2003 e, desde então, alguns de seus principais componentes tiveram sua produção descontinuada. Através de adaptações, a Raven procurou estender ao máximo a vida útil deste produto. Entretanto, chegamos a um ponto em que o custo de adequação de sua plataforma para a geração atual de componentes eletrônicos é muito alto, inviável financeiramente. Por esta razão, estamos agora encerrando sua produção, 15 meses antes de encerrarmos também o desenvolvimento de programas de comunicação para o mesmo.
Para eventuais dúvidas, ficamos à disposição através de nosso suporte técnico: (11) 2915-5001 ou suporte@ravenferramentas.com.br.